O Projeto
O projeto nomeado “Sustentabilidade nos bairros da bacia do São Bartolomeu: saúde pública e educação ambiental” foi executado pelos grupos de Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Viçosa e diz respeito a um projeto extensionista voltado para questões ambientais em busca de melhorias nos indicadores de sustentabilidade relacionados à bacia hidrográfica do Ribeirão São Bartolomeu.
O Projeto de extensão foi apresentado aos vereadores da Câmara Municipal de Viçosa na reunião do dia 26 de outubro de 2010. A proposta dizia respeito a um projeto extensionista voltado para questões ambientais com implicações diretas na saúde pública da população local. Essa proposta busca por melhorias nos indicadores de sustentabilidade relacionados à bacia hidrográfica do Ribeirão São Bartolomeu, considerado a “artéria” da cidade, tendo em vista que foi ao longo do curso deste ribeirão que Viçosa se desenvolveu.
Desde então foram promovidas ações de extensão que influenciem direta e indiretamente a sustentabilidade da Bacia do São Bartolomeu por meio de atividades de educação e prevenção tanto dos povos dos ribeirinhos quanto dos indivíduos que direta ou indiretamente participam como atores sociais envolvidos neste processo.